quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CALDO VERDE !!



O caldo verde é uma sopa de couve portuguesa, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada
em tiras bastante finas.

INGREDIENTES
* 650 gramas de batata farinhenta
* 250 gramas de couve-galega cortada � s tiras bastante finas (tipo caldo-verde)
* 1 cebola picada
* 2 colheres de sopa de azeite
* 2 litros de água
* 2 dentes de alho picados
* sal a gosto
* algumas rodelas de chouriço
PREPARAÇÃO
Numa panela funda refogue a cebola e o alho no azeite até dourarem. Após de fazer ferver os 2 litros de água com sal, juntam-se as batatas farinhentas cortadas em rodelas finas até desfazerem-se. O chouriço pode ser cozido juntamente com as batatas e a cebola para dar sabor, mas uma vez que estas terão que ser esmagadas, o chouriço deverá ser retirado.
Esmagam-se então as batatas, os dentes de alho e a cebola. É aconselhável utilizar uma varinha mágica, mas também pode efectuado com o auxílio de um garfo.
Coloca-se então o purê resultante novamente ao lume até levantar novamente fervura. Entretanto fazem-se as folhas das couves num rolo, apertam-se na mão e cortam-se em fios mais finos possível, lavam-se em duas ou três águas frias até a última água não ficar esverdeada. À hora de servir junta-se então a couve, só o tempo suficiente para a couve deixar de saber a cru - com a panela destapada para a couve ficar verde.
Degustação
Para uma degustação típica minhota a sopa é servida em tigelas de barro, regada com um fio de azeite, acompanhada das rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Devido � sua simplicidade e leveza come-se no início da refeição ou numa ceia tardia.
Curiosidades
* É costume consumir caldo-verde depois da meia-noite, e em plena madrugada nas festas de passagem de ano;
* Nas festividades dos santos populares, o caldo-verde também é um dos pratos obrigatórios;
* A par com a canja de galinha, a sopa de caldo-verde é das sopas tipicamente portuguesas mais fáceis de preparar e das mais populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário