segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TUDO SOBRE O RESFRIADO !!

Tudo sobre o resfriado



Nossa Saúde


O que é?

O resfriado comum é uma das doenças infecciosas mais freqüentes. Embora seja geralmente leve e não necessite de tratamento, é muito contagioso e causa desconforto, além de resultar em dias de trabalho e de aulas perdidos. Cada pessoa tem, em média, de um a três resfriados por ano.



A doença é uma infecção das vias aéreas superiores, causada por mais de 200 tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. Apesar da crença popular, o frio aparentemente não aumenta a freqüência ou severidade do problema.

Sintomas:

Os sintomas mais freqüentes são dores de garganta, que normalmente surgem em primeiro lugar, seguidas de congestão nasal, coriza e espirros. Rouquidão e tosse são menos freqüentes, porém podem surgir e durar mais do que outros sintomas, algumas vezes por semanas. Febre alta e tremores são raros.

Diagnóstico:

A maioria das pessoas reconhece os sintomas de um resfriado comum e raramente procura o médico. Febre alta, dor na face, falta de ar e chiados são sugerem que alguma complicação orgânica ocorreu, e que há necessidade de avaliação médica.


Duração esperada:

Os sintomas têm seu pico entre o segundo e o quarto dia de infecção, e duram aproximadamente uma semana. Pessoas podem transmitir a infecção, principalmente em suas primeiras 24 horas, e em geral continuam a proliferá-la durante sua duração. 25% das pessoas apresentam sintomas prolongados, como tosse, que podem permanecer por semanas. Uma pequena parcela desenvolve complicação bacteriana, como sinusite e otite.

O resfriado se transmite facilmente em pessoas de contato próximo com as secreções do doente. Cerca de metade dos familiares de pessoas resfriadas é contagiada pela doença, que também é transmitida em escolas, creches e local de trabalho.

Prevenção:

Também pode ser adquirida pela inalação de partículas, quando a pessoa espirra ou tosse. Se possível, evite o contato próximo prolongado com o doente, para evitar o contágio é importante sempre lavar as mãos.

Tratamento:

Embora medicamentos possam aliviar os sintomas, não previnem, curam ou encurtam a duração do resfriado; não há indicação de uso de antibióticos. Vitaminas e medicações fitoterápicas não possuem comprovação científica de eficácia. É importante beber muito líquido e repousar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário