segunda-feira, 11 de julho de 2011

A influência do café na saúde !!



O café é um grão vermelho que cresce em arbusto e pode ser de dois tipos: o arábica, com aroma intenso e sabor nobre, e o robusta, com aroma suave e sabor forte. O consumo desse grão se dá após sua torração e mistura com água, feita de diversas maneiras. Entre as mais conhecidas estão a filtrada, a coada, a instantânea e a expressa.
Como a bebida possui duas substâncias que aumentam o colesterol sanguíneo – o cafestol e o kahweol –, o mais indicado é optar pelo café filtrado ou coado, uma vez que parte desses compostos fica retida no processo de filtragem. Recomenda-se, por outro lado, evitar o consumo de café expresso, árabe, turco e grego, por conterem alta concentração dessas substâncias nocivas. Alguns estudos sugerem que a ingestão diária da bebida deva ser de até 150 ml (cerca de três xícaras pequenas) para evitar o impacto negativo sobre o colesterol. Por outro lado, seu valor calórico é determinado somente pela adição de açúcar.
O consumo excessivo de café também está associado a doenças como hipertensão arterial (pressão alta), alterações cardiovasculares e osteoporose. De qualquer forma, a maior parte dos estudos feitos com o produto envolve mesmo sua substância característica, a cafeína, que é responsável pelo efeito estimulante da bebida. Atualmente, porém, sua capacidade de aumentar o metabolismo na ajuda à perda de peso também vem sendo pesquisada.
História do café
O café é conhecido no Ocidente somente há cerca de 300 anos, mas sua história no Oriente é muito mais antiga. Originário da Etiópia, suas propriedades estimulantes foram descobertas por um pastor que observou alterações no comportamento de seu rebanho depois que os animais ingeriram uma plantinha vermelha. O pastor, então, decidiu provar o alimento e logo ficou encantado com seu sabor e aroma.
A partir daí, o café iniciou sua trajetória pelos países árabes, tendo sido monopolizado e contrabandeado para a Europa. De lá, foi trazido para as Américas e mostrou grande adaptação ao clima brasileiro. Hoje em dia, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais, exportando o produto para países como os Estados Unidos e o Japão.
A palavra café deriva do árabe, “qahwa”, que literalmente significa ”aquilo que impede o sono”. No início, a planta era consumida durante passagens pelo deserto, envolta em gordura animal. Os turcos foram os primeiros a consumi-la como bebida. Mais tarde, veio a técnica de filtragem, assim como a combinação com o açúcar e o leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário