terça-feira, 12 de julho de 2011

Gelatina oferece riscos para as crianças !!

Teste com 11 marcas aponta excesso de açúcar, adoçantes e corantes perigosos 
Pense em uma sobremesa rápida, barata e que as crianças adoram: a taça de gelatina certamente está na liderança. Mas a Associação de Consumidores Pro Teste aconselha dosar melhor a quantidade da sobremesa na dieta das crianças.

Após analisar amostras de onze pós para gelatina sabor morango (quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero), a Pro Teste concluiu que as marcas com açúcar analisadas não devem ser consumidas por crianças.

Os problemas encontrados foram: açúcar em excesso, edulcorante (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar e um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil. Adultos podem consumi-las, mas com moderação. Já as gelatinas sem açúcar foram todas bem avaliadas.

A quantidade excessiva de açúcar pode contribuir para a obesidade infantil, além de acostumar as crianças ao paladar doce. Quanto à presença do corante artificial Amarelo Crepúsculo, já existem leis na Europa proibindo o uso desse corante, que está associado à hiperatividade.

A adição de edulcorantes (adoçantes) não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes. O consumo é indicado apenas por restrição alimentar e com acompanhamento médico.

As análises apontaram que estão sendo adicionados edulcorantes em gelatinas tradicionais sem que a informação apareça em destaque no rótulo (duas das quatro marcas tradicionais testadas apresentam o problema e fazem uma propaganda totalmente voltada para o público infantil em seus rótulos). A Royal traz na embalagem o personagem Bocão, enquanto a Dr. Oetker tem uma promoção que oferece ao consumidor mochilas em forma de animais de pelúcia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário